FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com


Prof.Paulo Murilo 

27 fevereiro 2008

TEORIAS...

At 11:12 PM, Anonymous Anônimo said...

“Prezado Prof.Paulo Murilo, Hoje fiquei perplexo do que escutei durante o jogo Flamengo x Vasco, primeiro apesar de ser mengão vi o técnico de Brasília dar um show(...) Mas o que me causou perplexidade foi a informação que o Neto assumiu o Ulbra de SP, com dedo da CBB, com o seguinte missão de levar o filho do Manteiga para o nacional e caso venha ser o técnico da seleção ou da comissão levar o filho do cara para seleção. Joguei contra ele aqui no Rio, ele é bom jogador mas dai ir para seleção esta longe, ainda que ficou quase um ano sem jogar. Adivinhem quem vai dançar? começa com N.....O. Adivinhem qual será a justificativa? Estou começando agora no basquete estou perplexo com o mínimo que tenho presenciado de comentários abertos nos ginásios. Gustavo Silva”

Esse comentário foi postado no artigo ETECETERA E TAL... que publiquei no dia 21/11/2007, por um dos mais assíduos leitores do blog, e que apesar da postagem constar como anônima, fato que inviabiliza a publicação, segundo critério de não aceitar comentários apócrifos, vem assinado ao término do mesmo, corrigindo uma falha de acesso, não só do missivista, como de alguns outros que encontram a mesma dificuldade técnica para personalizar os comentários.

Aceito o comentário, apesar de ácido e de contundência marcante, temos de admitir que muito além de se tratar de uma menção fundamentada na teoria da conspiração, tem muito a ver com uma outra teoria, a do boato progressivo, aquele que reflete opiniões desencontradas, mas que projeta possibilidades insuspeitadas, o sempre presente Vox populi,Vox dei, principalmente o referente à equipe da Ulbra, senão vejamos e analisemos: Ontem foi publicado um ofício daquela instituição universitária, que conveniada com o Clube de São Bernardo disputou o campeonato paulista, se sagrando vice-campeão, para logo a seguir desfazer o convênio ( e aqui cabe um adendo, a Ulbra é uma universidade sulista, e que se situa no rol dos adeptos da atual presidência da CBB...), e refazê-lo com a equipe de Rio Claro, que passará a partir de hoje a competir no campeonato nacional, quando os demais clubes envolvidos na competição já disputaram cerca de dez rodadas! ( Como é possível uma equipe participar de um campeonato nacional somente à partir da décima rodada? Como?) No ofício citado, o contencioso da instituição descobriu (por que somente agora?...) que um item contratual com a SPORTV proíbe que uma equipe dispute dois torneios de caráter nacional no mesmo ano( E quem define isso é uma emissora de TV e não a CBB? ), e por isso a valorosa universidade, junto ao clube rioclarense, estaria alijada da primeira competição da nova Associação de Clubes de Basquete, reunindo os oito clubes fundadores, incluso o recém desmembrado Ulbra-S.Bernardo, que sem equipe, já que transferida para Rio Claro, se vê literalmente pendurado na brocha.

Mas um dado inquisitivo situa o boato progressivo mencionado pelo leitor Gustavo em seu comentário, num patamar constrangedor, o de que o técnico da equipe camaleônica é o mesmo já apontado, oficiosamente, como o assistente do espanhol contratado pela CBB, e que sua nova equipe, ao disputar o torneio nacional, será aquela única equipe paulista, capaz de ceder técnicos, jogadores e dirigentes para comporem a seleção brasileira, que disputará as competições internacionais deste ano, Pré-Olímpico inclusive. Quanto às demais equipes paulistas, vigorando o critério que afastou e liquidou a NLB num passado recente, ficariam fora do processo referente às seleções. Lembremo-nos mais uma vez, que por força desse critério, testemunhamos uma das transferências mais esdrúxulas de que temos noticia, por parte de um jogador, que ao trocar um clube da NLB por outro aliado à CBB, garantiu sua convocação para a fracassada seleção do mundial e pré-olímpico de 2007, igualzinho ao que vemos se repetir agora, só que um pouco mais ampliado, já que envolve, não só jogadores, como clube e técnico. E não será surpresa nenhuma uma “saudável” corrida de jogadores para se candidatarem à nova equipe, inclusive os ligados a clubes da ABCB, apaniguados e oportunistas, sem esquecermos os de Q.I. elevado e base de interesses políticos e pessoais inquestionáveis, se confirmadas as teorias, torcendo para que não passem de inocentes especulações.

Será um gostoso exercício aguardarmos o desenrolar dos fatos, para então concluirmos quais teorias podem representar algo de factível, se a da conspiração, ou a do boato. Por mim fico com a sabedoria popular, em latim ou português, Vox populi, Vox dei, a voz do povo é a voz de Deus.

Amém.

6 Comments:

At 2:16 PM, Anonymous Anônimo said...

Prof. Murilo, em primeiro lugar, gostaria de elogiar o fundamental trabalho de divulgação das maneiras escusas de nossa Confederação atuar e dos clubes que compactuam com tal procedimento. Em segundo, é de enojar ler coisas desse tipo. Sou um gaúcho morando em Fortaleza (CE) há 9 anos, professor de basquete de um Colégio Particular e crítico das maneiras de agir da Federação local. Federação essa que realiza, entre várias bizarrias e favorecimentos, um Campeonato Etadual formado por Equipes de "amigos", como se fosse um Campeonato de bairro. Além da velha formação das "Seleções de Base" locais, formadas por atletas do Professor/Técnico somente, sem renovação, sem convocação de atletas de outras Instituições, a não ser que as mesmas passem treinar com os ditos. Enfim, absurdo. O motivo deste comentário é pelo fato de vermos porque nosso dorado esporte está na situação atual e porque isso com certeza durará anos... Infelizmente, apesar do amor e vontade de continuar lutando, como Educador e homem de caráter que sou, sinto que cansei. Não veo a hora de voltar par o Rio Grande do Sul, tenha reconhecida por afrontas ao poder central e tentar ser mais ouvido, tentar fazer algo. ESpero que possa um dia, e necessário, contar com sua voz. Grande abraço emuita força à nos mesmos. Silvio Dias Jr.

 
At 1:40 AM, Blogger Basquete Brasil said...

Prezado Silvio,o que ocorre ai em Fortaleza é o mesmo que ocorre em muitas das federações dessa região do país,que conjuntamente com as da região norte garantem a massa critica votante do grupo que se apossou da CBB.É engano pensar que o sudeste sozinho pudesse manter o grupo no poder.Por isso,tenho de dar razão a você sobre o fato de que ainda,por muitos anos,teremos de engolir aquela turba.Basquetebol? Nem pensar.A não ser para abnegados e tolos como devem se situar todos aqueles que não compactuam com tanta iniquidade,como nós.Mas peço que não desista ainda,tente mais um pouco,fazendo com que eles não se sintam absolutos no jogo.E pode contar comigo para a sua luta,quando e como quizer.Um abraço,Paulo Murilo.

 
At 7:54 PM, Anonymous Anônimo said...

Prezado Prof.Paulo Murilo,
O basquete brasileiro esta tão fraco de estrategia e de estrategistas,não precisa ser nenhum gênio para advinhar o que vai acontecer.A estratégia da CBB esta mais para o facil jogo de damas que o pensativo e estrategista jogo de xadrez.Quando vislumbrei que o Manteiguinha ia para a Ubra com o Neto, que o Neto seria um dos assistentes, que a possibilidade existe do Manteiguinha ir para essa seleção de segunda linha, ia acontecer, basta colocar as pedras no tabuleiro e usar um racicinio logico, quem define com o Grego o tecnico da seleção, Manteiga, onde o filho estava se tratando, no time da Universo em Uberlandia, o time da Unitri acabou lá, qual a unica equipe que o Manteiguinha poderia ir jogar, a ULBRA, deu a logica concorda. Deu novamente a logica para o tecnico da seleção de base o Sr.Cristiano, de que clube ele é, Vasco, quem foi o grande articulador para que tirassem o Pedro Arantes da Federação do Rio e se tornasse mais uma das capachudas do Grego, Vasco, logicamente o tecnico somente poderia ser do Vasco. As coisas estão claras, somente não as enxerga quem não quer, não sou nenhuma mãe Dinah, apesar de novo no basquete, apenas observo como as pedras estão se movimentando neste tabuleiro de damas chamado basquete.Alguem tem duvida que se o Tecnico lá de Brasília continuasse, não seria um dos assistentes, eu não tenho.A administração do toma lá da cá funciona na politica maior do país e permeia todos os demais seguimentos.Comenta-se que o Cadum foi convidado para ser um dos assistentes da comissão tecnica vamos aguardar.
Prof.Paulo estou a pouco tempo nos meandros do basquete, comenta-se que o Manteiga e seu filho Felipe estão na CBB e em uma empresa que vai oferecer serviços para CBB, isto é comentado abertamente, todos sabem, como vivemos nessa republiqueta de falsa moralidade não vejo nada de errado que o Manteiga esteja fazendo para ajudar os filhos, se tivessemos em um país de primeiro mundo ai seria diferente como não estamos temos que acostumar a assistir essas coisas como a coisa mais natural do mundo.
Prof.Paulo vem mais coisas por ai que para mim não vai surpreender nada, até para um esporte que tem um grego como presidente tudo é esperado.
Somente não vou soltar para não parecer um boato, até pq quando divulgo algo a maior fonte do basquete é um bar do Rio onde reune pessoas que alem de serias conhecem o basquete como ninguem sem contar a experiencia como dirigentes de clubes,federação e empresarios de sucesso.
Gustavo Silva

 
At 7:57 PM, Anonymous Anônimo said...

Li o caso do Ceará quem comanda aquilo lá segundo tenho informações é um senhor chamado coronel Julião, oposição ferrenha ao Grego e segundo comenta-se o pessoal que quer mudar a situação la, são pessoas ligadas ao Grego, não faço aqui qualquer juizo de valor até pq não conheço como funciona a politica lá, como vê o basquete é igual a um tabuleiro de damas não precisamos pensar muito e nem ser grande estrategistas para joga-lo.
Gustavo Silva

 
At 8:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Prof.Paulo Murilo,

Sr. Tony, presidente da Federação Paulista, parece que se candidatou oficialmente, alguem tem duvida que ele não se elege, eu não tenho, posso estar enganado, mas deve estar fazendo jogo duplo na hora certa pula fora e deixa esta associação de brocha na mão, em um comentário no orkut sobre basquete, informaram que em uma reunião da federação paulista com os clubes, o Sr.Tony chegou não com uma proposta mas com algo que queria impor e os clubes se levantaram da mesa e a reunião acabou.O Sr.Tony esta tentando usar essa associação para enfraquecer a CBB ou seja chutar cachorro morto, ainda mais morto estão os demais presidentes da federação, mesmo sabendo que o cachorro esta morto continua achando que ele vai ressurgir das trevas e dar jeito no basquete do Brasil, brincadeira!!!
Não o conheço pessoalmente mas procurei saber sobre o senhor, as informações são as melhores como profissional do basquete, professor e como pessoa, sinceramente professor, apesar da sua determinação elogiavel de tentar abrir os olhos daqueles que amam o basquete brasileiro, acho dificil pq não querem abrir os olhos.
Gustavo Silva
Gustavo Silva

 
At 12:25 AM, Blogger Basquete Brasil said...

Caro Gustavo, a sua forma de se expressar,de redigir um texto,sua grande penetração nos meandros do basquete,e a facilidade com que garimpa e interpreta notícias e politicas pertinentes, o fazem profundo conhecedor do assunto,na anteposição de um iniciante nas coisas do grande jogo,como você proprio sempre se define.Creio tratar-se de um heterônimo de alguém profundamente envolvido no jogo do poder, e que ainda encontra motivações para lutar pelo que acredita, assim como faço aqui nessa humilde trincheira.E o fazemos por acreditarmos que algo possa ser feito para que o soerguimento da modalidade se torne possivel.Porém,seu ceticismo não se coaduna com o conhecimento daquela realidade omitida ao grande público,e que desnudada terá a capacidade de abrir os olhos daqueles envolvidos decisivamente com o futuro do basquetebol entre nós,principalmente os que frequentam o bar mencionado por você,e que conheço de longa data e outros enderêços,frequentados por muita gente que poderia mudar o panorama vigente,mas não o fazem,pois denotaria envolvimentos nem sempre bem vindos às suas bem estruturadas vidas.Crítica pela crítica em si dá menos trabalho e aborrecimentos.E é neste vácuo de inoperância que navegam,flutuam e agem os gregos e laticínios da vida.Desculpe caro Gustavo,mas não precisava colher informações de alguém que conhece a muitos e muitos anos. Mesmo assim agradeço sua sempre enérgica atuação aqui no blog, que estará sempre aberto ao grito e à indignação de todos aqueles que ainda lutam pelo grande jogo. Um abraço,Paulo Murilo.

 

Postar um comentário

<< Home