FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com


Prof.Paulo Murilo 

11 dezembro 2007

TEMO QUE...

No final dos anos 70, uma torcida de futebol inovou na forma de torcer dentro dos estádios, com torcedores enlaçados uns aos outros, pulando em ondas laterais, e entoando gritos de exaltação aos seus ídolos apolíneos dos gramados. Era uma pequena torcida da comunidade gay torcedora do Cruzeiro de Belo Horizonte, que inspirou e difundiu essa forma carnavalesca e exuberante de incentivar seus ídolos e sua paixão. O resultado da festança foram os reforços estruturais de ferro implantados em nosso principais estádios para suportar as oscilações provocadas pela movimentação da massa torcedora, a começar pelo Mineirão e o Maracanã, e que em muito pouco tempo se transformou em um comportamento extremamente agressivo por parte de outro tipo de torcida, que no aproveitamento daquela dinâmica desenfreada capitalizou a forma de torcer, a uma outra forma de subjugar pelo caos e pela confusão reinante no seio das mesmas, o poder coercitivo de muitos criminosos, escudados e protegidos pelas vagas incontroladas e por isso mesmo protetora de suas ações criminosas. A obrigatoriedade para que qualquer torcedor assista os jogos sentados em seus lugares, como é norma obrigatória em todos os estádios europeus, asiáticos e norte-americanos, inviabiliza esse comportamento, que muito em breve provocará embates sangrentos dentro dos estádios brasileiros, como já ocorrem fora dos mesmos, e que custou a vida de um torcedor semanas atrás.

Mas porque este preâmbulo? Aos poucos estas manifestações vem se instalando em nossos ginásios em jogos de basquetebol e futsal. São torcidas organizadas que incentivadas por dirigentes que lucram politicamente ao apoiá-las, já se insinuam dentro dos ginásios com suas atitudes e comportamentos advindos dos campos de futebol. O torcedor morto que mencionei atrás estava se dirigindo para um jogo de basquetebol no Ginásio Caio Martins em Niteroi, onde se defrontariam as equipes do Vasco e do Flamengo, quando num confronto na Praça Quinze foi agredido e morto selvagemente.

Ontem, no segundo jogo classificatório às finais do Campeonato Carioca, o que mais foi ouvido pelo telespectador, foram os encômios deslumbrados do comentarista da ESPN ante o espetáculo arrepiante dado pelos torcedores saltitantes e descamisados de ambas as equipes, cujo presidente de uma delas, e utente desbragado do pseudo prestígio da mesma, lá se encontrava presente. Mas, ao final da transmissão, ao contrário de outras estabelecidas pela emissora, onde algumas entrevistas e comentários técnicos finais são corriqueiros, a mesma foi encerrada abruptamente para minimizar ao máximo a visão da invasão da torcida da equipe vencedora que ao tomar a quadra de jogo transgrediu um dos preceitos comportamentais mais tradicionais e históricos de nossos desportos, o de que torcedor de basquetebol não invade as quadras, daí a inexistência clássica de alambrados e fossos divisórios.

Prevejo que mais essa hecatombe assaltará o já tão combalido basquetebol brasileiro, o que afastará definitivamente os verdadeiros apreciadores e torcedores da modalidade dos ginásios, acelerando em muito seu inexorável destino ladeira abaixo. Amanhã no Maracanãnzinho , nas finais desse torneio uma só providência deveria ser tomada pela policia que deverá estar presente em grande numero, a obrigatoriedade de que todos os torcedores presentes se mantenham sentados em seus lugares, em seus assentos numerados, providência esta que refrearia em muito a agressividade emanada de gangues, que só se sentem poderosas e inexpugnáveis quando aos saltos e enlaçadas grupalmente entoam seus hinos agressivos e insultuosos, acobertando seus covardes lideres diluídos em seu seio, num pastiche da torcida pioneira, a pequena torcida do Cruzeiro, que se manifestava daquela forma pública como proteção aos embates preconceituosos das torcidas adversárias. Ela não só derrubou muitos conceitos, como abalou as estruturas de muitos estádios do país, exigindo reformas e muito dinheiro gasto. Hoje, os tempos são outros, onde a nascente violência se instala no meio desportivo, o futebol em particular, mas que poderia ser ainda refreada dentro de nossos ginásios, antes que alguma tragédia venha a se consumar, ao largo dos arrepios emotivos do grande campeão.

Amém.

7 Comments:

At 6:24 PM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 6:30 PM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 11:52 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 11:55 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Neste blog não serão permitidos comentarios ofensivos e apócrifos,em respeito a todos aqueles desportistas que aqui encontram um espaço para suas opiniões técnicas e educadas.
Paulo Murilo

 
At 8:22 AM, Blogger Fernando Abi-Acl said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 8:50 AM, Blogger O Perfumista said...

Concordo com o autor...essa eh a pura realidade!

 
At 8:14 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Prezado Adriano,e põe realidade nisso.Mas pode ser revertida,bastando vontade politica e policial para tal.
Um abraço, Paulo Murilo.

 

Postar um comentário

<< Home