FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com


Prof.Paulo Murilo 

03 outubro 2006

MICHAEL NO OPHRA WINFREY SHOW

Foi uma entrevista gravada em 25 de outubro de 2005, reprisada hoje no canal People+Arts. Junto ao Jordan o grande e polêmico jogador Charles Barkley, que produziram um excelente programa, não só sobre basquetebol, mas, e principalmente, sobre o ambiente em que viveram intensamente por muitos e gloriosos anos. Num momento do programa, a entrevistadora Ophra pergunta sobre os filhos do Jordan, ambos jogadores de basquete, e que influências e obstáculos enfrentam pelo sobrenome famoso e mítico. Jordan, objetivo e pragmático, confessa estarem os mesmos sendo avaliados pelo potencial que possam desenvolver nos próximos 4-5 anos, critério já muito empregado por diversos patrocinadores e investidores junto a jogadores cada vez mais jovens, o que, em sua opinião é um grave erro, pois jogadores devem ser avaliados pelo trabalho desenvolvido através os anos, com sacrificios e talento, e apresentado no devido momento, no que classifica como a "ética do trabalho". No momento ajuda seus filhos ensinando aos mesmos os fundamentos do jogo, incentivando-os ao trabalho árduo e ao prazer de jogar. Deseja que os mesmos sejam julgados pelo trabalho, e não pelo potencial que ostentam. Trata-se de uma posição de extraordinária importância, principalmente no desenvolvimento das categorias de base, na formação de futuros bons jogadores. Infelizmente, vai se tornando corriqueiro entre nós a promoção de jovens atletas em sites e blogs personalizados, superestimando seus potenciais valores técnicos e atléticos, numa idade em que o importante é absorção maciça dos básicos fundamentos do jogo, e como afirmou o Jordan, a verdadeira alegria e prazer de jogar. E mais, definiu o grande jogador, correm o perigo de se deixarem envolver pela notoriedade precoce, em vez de se dedicarem ao trabalho, cujo resultado é que deve se constituir em parâmetro de julgamento e avaliação. Pelo trabalho chegou ao estrelato, e é pelo trabalho que quer ser lembrado, como exemplo a ser seguido. Mirins, Infantís, Infanto-Juvenís e Juvenís devem ser incentivados ao trabalho árduo na conquista e aprendizado dos fundamentos, no desenvolvimento sadio dos principios competitivos, no bom aproveitamento escolar, no preenchimento culturalmente positivo de seus tempos vagos, no aprimoramento de seus potenciais valores, para, e de acôrdo com seus esforços e intenso trabalho, serem avaliados e encaminhados às divisões superiores.Nem sempre o investimento em um potencial valor atinge o objetivo esperado. Mas o resultado de um trabalho a longo prazo poderá atingí-lo.E é no longo prazo que as grandes nações investem seus recursos e bons projetos de formação. Investir em potencial não se coaduna com trabalho, pois permite que o jovem afrouxe sua disposição em enfrentá-lo, como deveria fazê-lo.São palavras do grande Michael Jordan. Alguma dúvida?

2 Comments:

At 7:33 PM, Blogger Renato said...

Nenhuma dúvida, mas o pessoal não aprende. Como exemplos temos dois episódios envolvendo o próprio Michael Jordan, que foi apenas o terceiro escolhido, após Hakeem Olajuwon (compreensível) e Sam Bowie. Sam Bowie?! Sim, Sam Bowie, porque era pivô, alto, forte e, segundo os americanos "you can't teach size".

Além disso, o Portland Trail Blazers, que escolheu Sam Bowie em vez de Michael Jordan, já tinha Clyde Drexler na posição "dois", e Deus nos livre de tentar combinar bons jogadores em quadra, não é mesmo? Melhor ficar com um craque só, quem precisa de dois? Um "dois" é um "dois", só se pode ter um na quadra! Imagina só a heresia, dois "dois"?

E já se passaram 22 anos desde então, e a lição não foi aprendida. Nem o próprio Michael aprendeu.

Quando atuava como executivo do Washington Wizards, Michael Jordan se viu na posição de fazer a primeira escolha do draft. Ao exercê-la, escolhei Kwame Brown, um jovem jogador alto, forte, vindo diretamente do High School, sem passar pela escola de fundamentos que é (ou costumava ser) o basquetebol universitário.

O resultado foi que o jovem Kwame Brown tinha um enorme potencial, tamanho, algum talento, mas sua falta de maturidade e falta de "ética de trabalho" o transformaram em um jogador apenas coadjuvante na liga, e não a estrela que o "potencial" parecia indicar.

Talvez os episódios tenham servido para ensinar alguma coisa a Michael Jordan.

 
At 9:03 PM, Blogger Basquete Brasil said...

E sem dúvida nenhuma ensinou.A prova foi sua entrevista,que me pareceu honesta
e sincera,prezado Renato.Uma boa lição de vida.Um abraço,Paulo Murilo

 

Postar um comentário

<< Home