FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com


Prof.Paulo Murilo 

29 setembro 2007

OLHO NO OLHO...

Houve um tenebroso inverno, envolto em brumas, silêncios constrangedores, exposições reveladoras e sucedâneos desmentidos, ofensas, quebras de comando e ética, e mais silêncios, terríveis e dramáticos, como se quisessem enterrar a verdade no mais profundo dos charcos, deixando e condenando-a ao esquecimento, ao apagão da história. Mas aos poucos, ela emerge, lenta e desconcertante de sua não suficientemente profunda cova, em busca da luz e do ar puro de que tanto necessita para se fazer digna e transparente, pois podem enterrá-la, matá-la, nunca.

“O Marquinhos foi infeliz em dizer que o clima não estava bom entre os atletas. O atrito foi entre os jogadores e a comissão técnica, e ele foi resolvido como tem que ser: olho no olho”. Foram essas as declarações do jogador Marcelo ao Globoesporte.com em 27/9/07.

Mas, e as imagens veiculadas pela TV, nas quais ficaram bem claras as profundas divergências entre esse mesmo Marcelo e o Nenê e o Técnico, onde palavras de baixo calão foram proferidas aos borbotões, fazendo o desarmado telespectador de testemunha de um triste espetáculo, onde a falta de comando ficou demonstrada pela permissividade a uma atitude de desequilibrada agressividade por parte desse mesmo jogador? Que técnico, dono e senhor de uma real e patente condição de comando, permitiria que tal atitude pudesse sequer ser ensaiada, e muito mais concretizada em sua presença, numa quadra de jogo, e na presença do público e de uma audiência de TV? E na consecução da mesma, porque não foi o jogador retirado do recinto, não somente pelo técnico e seus companheiros de comissão, que seria a única atitude a ser tomada naquele momento e naquela situação? Por acaso aquela divergência se fez somar a outras, que foram resolvidas olho no olho no hermetismo de um vestiário? E que papo é esse de olho no olho entre uma liderança de jogadores e os técnicos? Duvido, que uma situação desse quilate ocorresse comigo, ou com qualquer técnico que exercesse um comando de verdade, na acepção do termo, e não lastreado em concessões e bajulações àqueles que tem como única e decisiva obrigação jogar o jogo, dedicar-se e sacrificar-se ao mesmo, e não posarem de líderes de coisa nenhuma, a não ser pelo apoio interesseiro e comercialmente lucrativo de uma certa imprensa e de agentes e agiotas do falso esporte.

“Houve atrito entre a comissão técnica e os jogadores, mas isso é comum. Foi resolvido olho no olho”. (O Globo, 28/9/07), confirmou o jogador.

Isso é comum? Como é comum, em que galáxia? Desde quando jogador toma satisfações com técnicos olho no olho? Ou será que chegamos tão fundo nesse mal cheiroso poço que tal situação entrou no rol da coisa comum? Onde pensam que estão e chegarão com essa quebra de hierarquia? Há, esqueci, chegaram e conseguiram algo de inusitado, pularam fora do Pré-Olímpico, não entreolhando-se, olho no olho como afirmaram, e sim com um pé no traseiro, vergonhosa e pusilanimemente, pleno e justo castigo a quem não sabe comandar de um lado, e não está preparado a ser consciente e responsavelmente comandado pelo outro. Ambas as partes erraram profundamente, provando quão falho, omisso e irresponsável é o comando central desse manicômio esportivo, a CBB, através um dirigente que jamais se verá diante de uma interlocução olho no olho com quem quer que seja, muito mais com comandantes e comandados, quando muito piscando matreiramente com um dos olhos para uma platéia federativa, que é a única garantia de sua efetiva e ainda muito futurosa presença no doce cenário das benesses e das vantagens auferidas por tão desejado " cargo de sacrifício". E tudo de soslaio, deixando o olho no olho para os ... Bem sabemos quem.

Amém.