FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com


Prof.Paulo Murilo 

22 outubro 2007

SONHOS E REALIDADE...

Inadvertidamente sintonizei a TV nesta tarde, e por mais uma vez fui testemunha de uma aula completa, rica em detalhes, incisiva, realista, brutal, de como se coage uma arbitragem ao vivo e à cores vibrantes, com som diretamente originado das lapelas de dois técnicos, em glorioso estéreo, para não deixar qualquer margem à duvidas pelas origens, em um jogo final dos Jogos do Interior de São Paulo na categoria masculina. E não foi preciso vociferarem qualquer tipo de palavrão, como num acordo tácito de “bom comportamento”, já que professores, mas destilando, ambos, uma torrente de atitudes irônicas, pressões de diversos quilates, reclamações sem sentido, cobranças acintosas, bate-bocas insinuando más intenções, exigências de compensações, gestuais dramáticos, chutes em cadeiras, faltas técnicas não aceitas, como se inocentes fossem, e tudo voltado à arbitragem, que era tripla! Fiquei imaginando quantos mais juízes serão necessários para evitarem tanto descalabro. Talvez um para cada jogador... Foi um triste e constrangedor espetáculo, dado por dois técnicos que não se conformam em serem parte de um espetáculo desportivo, convictos de que são o próprio espetáculo, de baixíssima qualidade aliás.

E durante a transmissão, vários foram os convites aos dirigentes de clubes brasileiros para, na próxima quarta feira na sede da FPB, se reunirem para a fundação da Associação Brasileira de Clubes de Basquetebol, que terá como finalidade maior a organização dos Campeonatos Nacionais, como havia tentado a natimorta NLB, sendo o reflexo do recente boicote das equipes paulistas ao Campeonato Nacional promovido pela CBB. De alguma forma não muito bem explicada pelo senso comum, os clubes brasileiros acordam aos poucos de seus berços esplêndidos, para se situarem como a origem de todo o mal que se apossou do nosso basquete, ao permitirem que acessassem no comando de suas federações elementos comprometidos com os consentidos desmandos da CBB, cujo dirigente maior é por eles eleito, à revelia, ou mesmo com a conivência velada ou explicita dos mesmos, originados e empossados com a anuência destes mesmos clubes que agora se reúnem para... Mas eles já haviam se reunido para fundarem e empossarem a NLB, para logo depois se bandearem para os lados da CBB, que agora é renegada por eles... Então qual será o próximo capitulo dessa novela interminável?

Sugiro que o contexto do futuro estatuto da ABCB contenha somente um artigo, sem nenhuma alínea ou parágrafo. Que contenha somente a seguinte determinação:

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CLUBES DE BASQUETEBOL

ART. 1º E ÚNICO – Que todos os representantes legais dos clubes aqui presentes nesta fundação, e que assinarão a ata correspondente, se comprometam em seus estados de origem a designarem através votação democrática e aberta, presidentes de suas federações comprometidos com os desejos e anseios dos que o elegem, para, nas próximas eleições da Confederação Brasileira de Basquetebol, eleger um candidato de consenso dos clubes brasileiros, que esteja comprometido com o desenvolvimento da modalidade, desde a formação, até as divisões superiores e seleções nacionais, apoiando comissões de verdadeiros conhecedores da mesma, para a formulação de políticas voltadas ao desenvolvimento técnico, ao apoio às associações autônomas de técnicos, assessorando as políticas governamentais para o setor, e promovendo a divulgação pela rede mundial de comunicação de materiais didáticos e pedagógicos sobre o jogo, e bibliografias de apoio. Finalmente, que forneça semestralmente informações contábeis para competente e idônea auditoria. Que o artigo ora aceito e consagrado entre imediatamente em vigor, para o soerguimento e progresso do basquetebol brasileiro.

Com tais disposições contidas neste simples e suficiente artigo, presentes de grego passarão a fazer parte de um passado obscuro e aterrador, mas que contribuirá decisivamente no espírito e mente dos novos dirigentes como um exemplo de incúria e desmando, que não poderá jamais ser repetido.

Amém.

9 Comments:

At 12:35 AM, Blogger Paulo F. said...

Fala Professor,
Concordo com a sua opinião.
Os clubes devem se unir primeiro para escolher os presidentes de suas federações estaduais,que irão representar seus interesses junto ao comando da CBB.
Gostaria aqui, convida-lo à visitar o www.cestacerta.blogspot.com
Mais um divulgador do basquete.
Grande Abraço,
Paulo F.

 
At 10:33 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Prezado Paulo,infelizmente não foi essa a posição tomada pelos clubes paulistas ao fundarem a associação ontem.A luta pelas chaves do cofre é imensa,e ainda vai render muita discussão,muita rasteira,muitas ações nada éticas.Enquanto isso o grego se perpetua no poder.Um abraço,Paulo Murilo.

 
At 7:03 AM, Anonymous Anônimo said...

No nordeste existe uma competição com 32 clubes, isentos de taxas e ao vivo na internet e rede nordeste de TVE.
www.supercopanordeste.com.br
exemplo a ser seguido para os clubes do sul e sudeste

 
At 3:01 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Eis uma ótima notícia,a Copa Norte-nordeste,que divulgo com prazer.Lamento somente ter sido a mesma enviada anõnimamente,privando a nos todos de dialogar com o missivista.Mas em nome de algo tão promissor mantenho o comentário no blog.Paulo Murilo.

 
At 3:56 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá prof. Precisamos de sua ajuda queremos montar uma associação de basquete, mais não sabemos como montar um estatuto. Por favor, o sr tem um modelo..

 
At 3:56 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá prof. Precisamos de sua ajuda queremos montar uma associação de basquete, mais não sabemos como montar um estatuto. Por favor, o sr tem um modelo..

 
At 12:38 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Caro anônimo,no momento que você assinar um novo pedido,de preferência num dos artigos mais recentes,formulando o pedido de modelo de estatutos,o fornecerei sem dúvida alguma.Um abraço,Paulo Murilo.

 
At 10:22 AM, Blogger Leandro Coelho Lemos said...

Olá, sou novo poraqui e gostei muito do blog.
Tenho a mesma duvida do nosso amigo anonimo. Gostaria de saber como montar o estatuto de uma associação. Porem não entendi o que o senhor quis dizer sobre a forma de termos acessoao nosso pedido.
Desculpe a ignorancia.
Obrigado

 
At 11:47 AM, Blogger Basquete Brasil said...

Prezado Leandro,obrigado pela audiência.Tenho recebido muitos pedidos de aulas,de sugestões e de material de estudo e pesquisa,através meu email.Somente peço que os mesmos sejam enviados através os espaços de comentários abaixo dos artigos, pois desta forma toda a comunidade do basquete se beneficiará das matérias por mim publicadas,originando mais debates e discussões técnicas.O email ficaria restrito a comunicações pessoais e de caráter privado.Creio ter esclarecido sua dúvida.Um abraço,Paulo Murilo.

 

Postar um comentário

<< Home