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Prof.Paulo Murilo 

01 abril 2005

A CONSTATAÇÃO DO ÓBVIO

No penúltimo artigo que publiquei sobre táticas e sistemas,mencionei a total similitude dos sistemas empregados pelos dezesseis, e depois oito finalistas do campeonato universitário americano. Agora mesmo,ao se encerrar a rodada dupla do Final Four,mais do que nunca confirmou-se tal similitude,e com um agravante,idênticos comportamentos quando fugiam da rigidez do Passing Game. Momentos houve,em ambos os jogos,como num toque de loucura coletiva,quando as regras e conceitos são quebrados por todos os envolvidos na quadra(técnicos à parte),em que uma correria desenfreada em contra-ataques sucessivos de ambas as partes,culminavam em êrros, até certo ponto primários e nada dignos de jogadores finalistas.E o jogo se transformava em uma competição de arremêssos de três pontos,mesmo em contra-ataques individuais,e em perdas de bola bisonhas em passes e dribles.Mas, eis que intervêm o técnico,colocando a todos nos trilhos previsíveis do PG,vamos chamá-lo assim,PG. E o que acontece? O que já vinhamos vendo em toda a competição,a constatação do óbvio.No NYT de hoje saiu uma reportagem mostrando que na atualidade do basquetebol universitário americano,os técnicos são mais enfocados pela mídia que os jogadores,e que suas funções de liderança e de comando os tornam preferidos em campanhas comerciais milionárias,como as do American Express e Walmart,pelo seu carisma e poderosa imagem de vencedor.Mas, e os jogadores,que pelas rígidas leis da NCAA nada podem receber,a não ser o estudo alimentação e alojamento? Claro, que uma formação acadêmica,e uma possibilidade de ingresso na NBA são poderosos argumentos para que enfrentem os quatro anos de universidade,e que para tal se submetam ao sistema de jogo que subtrae dos mesmos o livre arbítrio e muito de sua criatividade.Mas naqueles momentos de fuga e loucura transgridem a tudo,erram bisonhamente e acertam brilhantemente,numa demonstração do que seriam capazes de realizar se jogassem com mais liberdade e opções,como fazem os profissionais que utilizam o mesmo sistema de jogo,o nosso familiar PG.E ai está a grande,proposital e genial contradição do basquetebol jogado por nossos irmãos do norte,e que copiamos erroneamente,por não entendermos o cerne da mesma.Porque contradição? Em artigos anteriores explico os porques que originaram a adoção do PG pelos técnicos universitários,e numa breve síntese,é o sistema que garantiu o controle tático absoluto das equipes por parte dos técnicos,que temiam perdê-lo com a adoção do limite de tempo de posse de bola. E ainda raciocinam e agem dessa maneira ao permitirem 35 segundos de posse ,em vez dos 24 segundos da NBA e da FIBA,que para eles não representa nada,inclusive nas regras particulares que usam.No entanto, permitem a utilização das defesas por zona,das flutuações e das ajudas defensivas. O PG age como elemento congregador,cuja movimentação é plenamente planejada e controlada pelos técnicos,exatamente como uma grande coreografia. É um sistema,que pela velocidade dos passes,estabelece com elevada frequência o surgimento das situações de um contra um,pouco utilizadas pelos universitários,já que as defesas , flutuações e ajudas,obstaculizam tais ações,mas que cabem como luva entre os profissionais,por terem aquelas ações defensivas limitadas e praticamente proibidas. Neste caso,as atitudes individuais e o brilhantismo técnico se sobrepôe à rigidez do PG,sem negá-lo.Essa foi a contradição que derrubou Rick Pitino na NBA,e derrubará todo e qualquer técnico universitário que tentar estabelecer o rigorismo do PG,ainda mais sob a regra dos 24 segundos. E nós? E NÓS?? Ao copiarmos os profissionais esquecemos mais uma vez o óbvio, pois como empregamos a liberdade defensiva vimos nossos armadores se transformarem em cestinhas,nossos alas esquecerem os fundamentos e nossos pivôs se transformarem em massas disformes,lentos e em muitos casos,estáticos. E nossos técnicos,hipnotizados pelas mirangens da NBA,magistralmente divulgadas pelo mundo televisivo e informatizado,sonhando com uma forma de jogar e administrar o basquetebol sem ter um mínimo da retaguarda acadêmica e colegial que eles possuem,e pior,sem sequer procurar,e mesmo estudar a grande,e repito,genial contradição que mencionei.Nossos técnicos precisam entender com urgência,os meandros sociológicos que cercam toda e qualquer política que visa desenvolver um progresso desportivo,o qual espelha ações inerentes a cada povo ou nação,e que se bem entendidas e analisadas permitem que se estabeleçam ações antagônicas para enfrentá-las.Um técnico brasileiro não deve querer agir como um americano,pois são situações diametralmente opostas,realidades contrárias,diferentes. Deve,isto sim, adequar nossa realidade pessoal,física,econômica e psicológica a técnicas e sistemas que explorem ao máximo nossas potencialidades,que são únicas e especiais.Mas para isso terão que estudar mais e procurar não se influenciar pelo canto de sereias. Ulisses se acorrentou ao mastro de seu barco,às suas convicções e principios,e seguiu em frente,de encontro a seu destino. Pensem bem sobre os porques dos argentinos,aqui do lado,nos passarem e nos vencerem, e na segunda-feira,quando da final universitaria americana tetemunhem,tão somente,a contradição do óbvio,e nada mais,por favor!