FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com


Prof.Paulo Murilo 

12 junho 2008

O QUE MAIS FALTA?...

O técnico Moncho Monsalve apresentou sua lista para o Pré-Olímpico, incluindo na mesma e de forma condicional o jogador Leandro, que terá até o próximo dia 16 para confirmar sua participação, após os exames clínicos que fará nos Estados Unidos à partir de amanhã. Caso não possa atender a convocação, um outro jogador que treina na seleção do Sul-Americano será chamado, provavelmente, segundo declarações suas, um ala.

Na primeira entrevista que deu na SPORTV, após sua chegada ao Rio, mencionou a vontade de implantar na seleção um sistema de jogo com a participação de três pivôs móveis e rápidos, e dois armadores, numa solução que suscitou dúvidas e curiosidade entre seus entrevistadores, dois dos quais técnicos da modalidade. Gostei e apreciei sua coragem ao tentar convencer os presentes com argumentos que contrastavam com a realidade técnico-tática do nosso basquete, anos a fio engessado em um sistema padrão NBA, em todas as categorias e faixas etárias no país. Como único técnico carioca que sempre estudou, pesquisou e utilizou o sistema preconizado pelo técnico espanhol, em todas as equipes que dirigiu nos últimos 40 anos, compreendi de imediato as sérias e danosas, por veladas, criticas que se submeteria ao desenvolver tal proposta, as mesmas que sempre sofri, principalmente na seleção, que como modelo impositor de cima para baixo (em nosso país a elite esportiva, por não ser resultante de uma massificação na pratica desportiva, é a responsável pela implantação de modelos e sistemas a serem seguidos e adotados na formação), qualifica e impõe os caminhos a serem seguidos. Como profundas mudanças poderiam ocorrer, o temor dos estabelecidos técnicos nacionais perante uma proposição que não dominam, se tornaria uma fonte de críticas e sérias dúvidas.

Mas os problemas desencadeados por muitos pedidos de dispensa da relação inicial, quase totalmente baseada na equipe que participou do Pré-Olímpico de Las Vegas, com seus problemas técnicos e comportamentais, alterou em muito a estrutura da equipe, prejudicando em muito sua proposta inicial.

No entanto, se observarmos com atenção a lista hoje divulgada, alguns fatores inerentes à nova convocação, podem ser vistos e entendidos como uma retomada da idéia original exposta pelo técnico naquela entrevista inicial. Vemos que somente dois pivôs pesados constam da lista, o Baby e o JP Batista, já que os demais , Spliter, Murilo e Probst, apesar de fortes possuem grande mobilidade e impulsão, perfeitamente alinhados à premissa de utilização de três pivôs, mesclados por um dos pivôs de força, quando forem necessários em embates mais pesados under basket., e que contariam com alas muito altos também capacitados a estas novas funções, e mais além, com estes já adaptados ao sistema usual que poderia se revesar com a nova proposta. Ficaria a seleção dotada de dois sistemas, caracterizando um fator surpresa, já que todos os adversários atuando dentro do sistema padrão internacional se veriam perante algo inusitado para eles, oportunizando uma possível classificação para nós.

Porém um último fator fica a descoberto. Numa lista em que a menor estatura fica na casa dos 1,91m, casos do Huertas , do Eduardo e do Alex, sendo o Huertas o único armador ambidestro e de alta técnica nos domínios da bola, toda a programação inédita de três pivôs e dois armadores ficará dependendo de mais um armador de alta qualidade e vasta experiência na posição, já que o Alex, e o Marcelo, quando muito poderão “quebrar um galho” na posição, por não possuírem nem de longe a qualificação do Huertas, situação que se tornará incontornável se o Leandro não puder seguir com o grupo. Então o que fazer? Se o técnico optar pela manutenção pura e simples do sistema tradicional, mais um ala acima dos 2 metros poderá ser convocado. Mas se optar em ousar com um sistema que poderia desestabilizar o comportamento defensivo de nossos adversários, um outro armador terá de ser incluído na equipe, que poderia ser ou o Fúlvio, ou o Helio, ambos treinando na equipe B, apesar do melhor de todos e com mais experiência em ação nas quadras brasileiras permanecer esquecido em sua Franca natal, o Helio, que compensa sua altura mediana com muita técnica e inteligência.

Enfim, a equipe está composta, e que mesmo sem os luminares auto dispensados, poderá, se imbuída de vontade, disciplina e respeito aos técnicos e à gloriosa tradição da camisa nacional (que tal se voltasse a ser listrada? ), tentar com razoáveis chances uma classificação, que se não alcançada, servisse de alicerce a novos tempos e conquistas, visando um futuro mais de acordo com as nossas reais possibilidades.

Torço com isenção e honestidade pela seleção, pela nova seleção, desejando que se auto vacine contra rebeliões, insurgências e panelas nem sempre bem areadas. Que sejam felizes em sua luta, técnicos e jogadores.

Amém.

8 Comments:

At 5:27 AM, Anonymous Anônimo said...

Professor Paulo Murilo,

Acredito que com esta formacao teremos uma equipe mais unida, mais aguerrida e competitiva para o pre-olimpico. Vamos torcer e rezar para que nossos pontuadores e lideres especialmente o Marcelinho estejam inspirados durante a competicao. Em relacao ao Probst, qual a altura real dele? Ate breve.

 
At 5:35 AM, Anonymous Anônimo said...

Professor Paulo Murilo,

Acabo de ler no Globo online que o Waltinho pediu dispensa por motivo de contusao! Aonde e que chegamos e vamos parar??? Brevemente estaremos participando de uma competicao com a equipe B que deveria ir para o Sul Americano. Queremos torcer! mas esta dificil! Bola pra frente e seja o que Deus quizer! Amen!

 
At 9:18 AM, Blogger idevan said...

Caro Professor,

Apesar das qualidades técnicas inegáveis dos jogadores que pediram dispensa, acredito, sinceramente, que a seleção terá mais chances agora do que antes. Ainda mais depois da sua declaração que o Moncho tem a idéia de armar o time com dois armadores e três jogadores ágeis. Passei a ter alguma esperança, não de ir a olímpiada, mas de uma mudança de mentalidade.

 
At 10:14 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá,

Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via e-mail em 29/05/08.
Continuamos interessados no site.

Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.

Grata e à disposição,
Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514

 
At 11:00 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Walter,acredito,como você,que as possibilidades desta equipe se comportar como um grupo aumentaram bastante.Somente temo que a indicação dos cardeais como capitães da equipe ponha tudo a perder,já que foram dois dos lideres da rebelião em Las Vegas.Se o espanhol não abrir os olhos,ao primeiro tropeço da equipe ele se verá em maus lençois.É o caso do "quem faz um cesto,faz um cento".Essa turma somente assume uma condição, a de "serem mais eles...".Mas como o grupo está sendo constituido à sombra de uma debandada daqueles que se consideravam os medalhões, temos de confiar na hipótese de que vislumbrem a grande chance que têm de fazerem história, na medida que refreiem seus inchados egos,e se dediquem ao grupo e ao bem comum,em torno da liderança de seus técnicos. O Probst,apesar de seus 2 metros,detem uma qualidade rara,a de possuir um senso de tempo-espaço apuradíssimo, que o torna um reboteador muito acima da média,podendo e vencendo jogadores muito mais altos do que ele.Lembra as qualidades que tornaram celebres o Ubiratan,o Gerson, o Israel,entre muitos outros excelentes reboteadores do nosso basquete de outrora.Vai ajudar muito essa seleção.Um abraço,Paulo.

 
At 11:05 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Prezado Idevan,se o Leandro não se apresentar,e o Moncho convocar um outro ala da seleção B,ele jogará no sistema tradicional.Somente inovará com dois armadores e três pivôs se convocar um outro armador,no caso,ou o Fulvio,ou o Helio.Nesse sistema,nem o Marcelo,nem o Duda e o Alex têm cacife pára dividir uma armação com o Huertas num sistema onde a qualificação técnica nessa posição tem de ser absolutamente confiável,e decisivamente ambidestra.Vamos ver no que dá.Um abraço,Paulo Murilo.

 
At 9:22 AM, Anonymous Anônimo said...

Professor Paulo,

Pelo que pude observar dele(Moncho), eu tenho quase certeza que se Leandrinho não vier, ele convoca o Fúlvio ou Hélio(Fla)!!!!

O que para mim, vai ser bacana de se ver... Apesar que eu prefiro Leandrinho, né?????

Um abraço!!!

 
At 1:24 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Caro Clovis,que os deuses o ouçam,pois vamos precisar muito da proteção deles. Um abraço,
Paulo Murilo.

 

Postar um comentário

<< Home