FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com


Prof.Paulo Murilo 

27 setembro 2008

O INSANO PERIGO...

Nesta sexta-feira a CBB divulgou uma nota sobre a reunião técnica que realizou para o projeto do novo ciclo olímpico para 2012. O último parágrafo, no entanto, desperta grandes preocupações a médio prazo,senão vejamos:

“Além da programação, a reunião da comissão técnica com a direção da CBB também iniciou o projeto da criação da Escola Nacional de Treinadores, uma das exigências feitas por Moncho durante a sua gestão no comando da seleção”.(Materia publicada no UOL-Basquete).

Em outras palavras, a atual comissão técnica da CBB elabora o projeto da Escola Nacional de Treinadores, a mesma comissão responsável pelos retumbantes fracassos de todas as nossas seleções, em todas as categorias, nos últimos 20 anos de competições internacionais, ao implantarem coercitivamente por todo o território nacional, através seus famigerados cursos de atualização e padronização técnica os métodos de preparação de equipes que zelosamente empregam nas seleções de base e na de adultos, e não satisfeita com sua performance lastimável, ousa planejar uma Escola Nacional de Treinadores à sua imagem e semelhança técnico-tática.

A tal desvario, não tenho duvidas em proclamar o verdadeiro assassinato do basquete brasileiro, pois seus integrantes não têm condições técnicas, pedagógicas e didáticas para planejarem um simples curso de atualização, quanto mais uma Escola de Treinadores, pois ocupam cargos políticos e de interesses eleitorais, e nunca demonstraram competência acadêmica que os qualifiquem como mestres na arte de preparar professores e técnicos de basquetebol. Quando muito se especializaram em orientar canhestramente monitores presos a cabrestos perversamente manipulados por eles, na tentativa, até agora exitosa, de manterem nossa formação de base presa a seus absurdos sistemas de jogo e de iniciação no grande jogo.

Uma Escola de Treinadores é assunto muito sério, e seria o ápice organizativo de uma Associação de Técnicos, autônoma e soberana, voltada para o progresso, o estudo e a pesquisa do basquetebol nacional, e onde estariam reunidos os mais ilustres e preparados técnicos e professores do país, meritoriamente reconhecidos e respeitados, com estudos, publicações e vasto conhecimento e longa experiência, tanto na formação, como na competição de alto nível. Estes mestres existem em nosso país, são conhecidos, são respeitados, são altamente qualificados e comprovadamente competentes, são professores e técnicos de verdade, a verdade das escolas, dos clubes, das faculdades, das universidades, e não dos corredores sombrios e mafiosos de uma entidade falida,que os escolhem pelo cacife político que possam ostentar.

Que os deuses nos protejam de uma escola dessa qualidade, onde o futuro de nossas gerações seria estratificado ao modelo atual, retrógado, ditatorial, cartorial e profundamente voltado aos interesses eleitoreiros e pessoais. Projeto bem elaborado, coerente, transparente, de alta qualidade e irretocável honestidade, em hipótese alguma poderá ser produzido por essa turma que se apoderou da verdade que consideram ser de sua exclusiva propriedade, e que nega a existência de alguma outra expressão de cultura desportiva, de real conhecimento de basquetebol, que não a sua, numa absurda e criminosa apropriação indébita de conhecimentos universais e democráticos.

E ao se perpetrar tão hediondo crime, que os professores e técnicos, hoje ausentes do debate e da união inter pares, se debrucem sobre os efeitos catastróficos que se avizinham, e reflitam sobre o altíssimo e irreversível erro originado e causado por suas posições omissas e pusilânimes, pois é exatamente o que ocorrerá.

Amém.

9 Comments:

At 9:56 AM, Anonymous Anônimo said...

Prof.Paulo,
Certamente a criação dessa escola de tecnicos tem cunho mais politico do que tecnico ou de desenvolver o basquete brasileiro de uma forma seria e profissional.
O momento é de grandes criações, inovações, promessas que não foram efetuadas ao longo desses anos que o Grego esta no poder com sua administração caótica e incompetente, resultando nesses famigerados resultados que vão desde a base até o adulto.Politico antes das eleições quando quer se reeleger faz o que OBRAS, o Grego esta lutando para essa reeleição com todas as forças, pq do contrário ficará desempregado ele e trupe dele, afinal não vão deixar a galinha dos ovos de outro que lhe garante morar bem, comer bem, viagens com a familia, amigos e familia e por ai vai.
Prof.Paulo somente tem um jeito de acabar com isto colocar o Grego para fora da CBB se não for feito isto urgente veremos o maior crime ja cometido contra o basquete brasileiro seu exterminio sem dó nem piedade.
Edison Sousa

 
At 5:17 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Prezado Edison,infelizmente este é o retrato cruel do basquete brasileiro.O grego melhor que um presente levou anos arquitetando a tomada da CBB,e após 12 anos não a vai entregar facilmente.O que fazer,como agir?Assim como ele o fez,trabalhando árdua e pacientemente no convencimento dos clubes estaduais,a fim de que elejam presidentes de federações comprometidos com a salvação do grande jogo entre nós.A outra alternativa seria intervencionista,mas sobre a mesma somente o poder publico poderá responder.Um abraço Paulo Murilo.

 
At 7:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Prof.Paulo,
Sinceramente não vejo como o Grego sair, perder a proxima eleição e ninguem com vontade de intervir.Li algumas que ja se considera eleito, haja visto que já faz planos para ciclo olimpico contratando tecnicos etc, o que mostra que ele não tem sensibilidade o quanto é ruim para o basquete sua permanência.Quanto aos clubes elegerem pessoas vinculadas ao melhor do basquete, é como tentar achar agulha em palheiro, sabemos que os presidentes que elegem o Grego, o basquete nesses estados são abaixo dos mais baixos dos niveis que um esporte pode alcançar, bem como os clubes, que na sua maioria rezam a cartilha do Presidente.Outro dia li no orkut que lá em Brasília somente 3 clubes votam, um é a universo cujo presidente da federação come na mão do clube, o outro clube esta ligado a universo e um terceiro que não esta nem ai, ou seja, se este presidente quiser se perpetuar vai tranquilo, pq de 3 votos ele tem dois e isto acontece na maioria dos estados que estão com o Grego.Somente nos resta a rezar para o Grego se mancar e ver quanto é prejudicial ao basquete do país e sair fora, pq do contrário vai ficar ai até exterminar o basquete brasileiro a nivel interno e externo.
Paulo Bergere

 
At 10:22 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Deuses meus Paulo,se toda a comunidade do basquete está cansada de saber os porques da permanência do grego melhor que um presente à frente da CBB, com suas manobras e politicagem desenfreada,porque motivos não se mobiliza contra toda esta situação e reverte o quadro? Dá trabalho? Será demorado? Exigirá unidade de pensamento? Dispenderão grandes doses de sacrificio? E como toda essa omissa oposição acha que o cara chegou onde chegou? Garanto que não foi bilhete premiado de loteria. Que tratem de se mobilizar, trabalhar e conquistar o que o nefasto presidente conquistou.O resto é conversa fiada. Um abraço,Paulo Murilo.

 
At 8:28 PM, Anonymous Anônimo said...

Prof.Paulo Murilo,
Acho que temos que começar já esta cruzada para tirar o Grego da CBB e seu blog como um veiculo respeitavel poderia dar continuidade a este trabalho que vem fazendo de denunciar o errado no basquete brasileiro.
Paulo Bergere

 
At 8:43 PM, Anonymous Anônimo said...

Prof.Paulo,

Fica de olho nessa associação de tecnicos aqui do Rio que esta cheirando a panela de Bira e seus acecla, filho, amigos do filho ou seja quem reza a cartilha dele para se perpetuar tambem.
Paulo Bergere

 
At 12:37 AM, Blogger Basquete Brasil said...

Prezado Paulo,creio já ter respondido a sua colocação no comentário anterior a este,onde me situo com clareza sobre toda esta situação.Cabe agora a toda comunidade basqueteira do país se articular e se movimentar no sentido de reverter esse tão delicado momento.Creio ter agido coerentemente desde o inicio do blog,4 anos atrás,esclarecendo e denunciando a politica destrutiva do nosso basquete pela atual administração.Que a sociedade organizada e ligada ao grande jogo dê continuidade ao processo democretico que leve de vencida o atual comando da CBB,substituido-o por uma nova politica que o soerga do fosso em que se encontra.Outrossim,me reservo o direito de criticar ou enaltecer a associação de técnicos que ensaia seus primeiros passos, na medida que me dispús a ajuda-la em sua organização sempre que solicitado a fazê-lo,através os longos anos de experiência e árduo trabalho em congêneres anteriores.Vejo o atual momento como de união e discussão séria e objetiva sobre uma associação de técnicos,que se convenientemente organizada em muito poderá estabelecer novos rumos para o nosso basquetebol.Um abraço, Paulo Murilo.

 
At 7:32 AM, Anonymous Anônimo said...

Professor Paulo Murilo,

Tenho lido bastante sobre associacao de tecnicos, etc e de queesa associacao seria a salvacao para o nosso esporte. Eu acho que se esta associacao for organizada por incompetentes podera ser mais desdrutiva do que construtiva. O ponto relevante a esta questao se refere ao fato de que os clubes, escolas, etc. nao tem trabalho de base, estao falidos e nao possuem as instalacoes necessarias para aprendizado e treinamento sem levar em consideracao o preparo, a formacao academica e didatica de nossos tecnicos o que deveria ser da responsabilidade das universidades. Em relacao a qualidade de nosso tecnicos, gostaria de enfatizar que eu fui dirigido por tecnicos excelentes que nao eram formados em universidade e nao participavam de nenhuma associacao como o Kanela, Tude, Barone entre outros...

 
At 11:33 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Caro Walter,concordo com você integralmente,e não foi por outra razão que sempre enfatizei a autonomia de uma associação de técnicos,ao largo de qualquer intromissão exógena,seja federativa,confederativa ou por parte de conselhos e congêneres.Somente desta forma estarão garantidos os principios técnicos,didáticos,pedagógicos, administrativos e éticos,fundamentais para pleno exercicio profissional,criativo e evolutivo.Trata-se de uma tarefa dificil de ser alcançada,mas jamais impossivel.Um abraço,Paulo.

 

Postar um comentário

<< Home