FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com


Prof.Paulo Murilo 

19 setembro 2008

MEU AMIGO GIL...

O Gil veio de muito longe, de Chicago, e está entre nós até segunda-feira próxima. Temos conversado muito, e andado muito por este belo estado do Rio de Janeiro. Trouxe muito material de basquetebol, livros, CDs, artigos categorizados, e uma vontade imensa de falar sobre o grande jogo. Meses atrás combinei com ele uma pequena clínica aqui no Rio, e ele se empolgou de tal maneira que ao chegar no Tom Jobim, antes dos cumprimentos e abraços, já foi perguntando se estava tudo acertado para o grande encontro com os jovens técnicos cariocas.

O Gil foi durante muito tempo o grande vencedor de campeonatos centro-americanos, trabalhando em seu querido El Salvador e na Guatemala. A cruenta revolução no país o levou a se refugiar nos Estados Unidos, onde se encontra há 25 anos, sempre estudando e pesquisando a sua paixão, o basquetebol. Estagiou com os grandes técnicos universitários, como Bob Knight, John Wooden, Coach K., Jack Ramsey, e muitos outros, numa cruzada movida pelo ideal e pela perseverança.

Cogitei sua pequena clinica para o sábado passado, dia 13, e para tanto contatei o Prof.Byra Bello, que organiza a associação de técnicos do Rio de Janeiro, para a exemplo do que ocorreu com o Prof.José Curado de Portugal, pudéssemos exeqüibilizar um local adequado para a clinica, onde reuniríamos os técnicos e todos aqueles que se interessassem pelo evento.

O local não foi encontrado, e imediatamente sugeri uma nova data, o sábado dia 20, depois de amanhã.

Foi-me comunicado que pelo fato de estarem em pleno campeonato carioca, e que alguns técnicos estariam viajando com suas equipes para o interior do estado, e que o local também estava difícil de ser conseguido, não haveria interesse na clinica, o que lamentava profundamente, mas que gostaria de poder contar com o material técnico trazido pelo Gil para posterior divulgação do mesmo pela comunidade de técnicos.

Em outras palavras, na grande cidade do Rio de Janeiro, não pode ser encontrado pela associação de técnicos que ensaia seus primeiros passos, um local sequer, por menor que fosse, que pudesse receber por uma manhã, um técnico categorizado que se dispôs a passar ensinamentos, e de bônus um material didático-pedagógico de qualidade, vindo de um país longínquo, a seus colegas brasileiros, e absolutamente de graça, pelo simples fato de amar divulgar as técnicas do grande jogo, como o faz regularmente aqui no blog, mas que aceitariam o material técnico por ele trazido, o qual adquiriu do próprio bolso, a exemplo do que fez quando da ultima vez que aqui esteve dois anos atrás, quando deu uma aula aos alunos da EEFD/UFRJ, que foi interrompida por uma reunião do CREF em plena quadra.

Gil, com sua bondade e simplicidade que o caracteriza deixa o material comigo, na plena confiança de que eu saberei dar destino correto ao mesmo, na forma de uma pequena biblioteca que organizo em minha casa, junto a toda produção acadêmica que elaborei nos últimos 50 anos, e que disponibilizarei para consultas e pesquisas logo que a ampliação de meu local de estudo esteja terminada. Mestrandos e doutorandos, assim como técnicos iniciantes ou veteranos, e até jornalistas poderão colher material de estudo logo que o local esteja pronto para recebê-los. Acredito que desta forma, toda essa fonte de consulta poderá ser democraticamente repartida pela comunidade interessada em basquetebol, e não pertencente a uns poucos.

Sábado agora irei levar o amigo Gil a mais um passeio por um dos deslumbrantes locais desta cidade maravilhosa, mas de certo constatarei a tristeza no olhar do amigo, que estaria feliz ao substituir o turismo, por alguns momentos junto a seus colegas brasileiros, dialogando e debatendo seu amado basquetebol.

Mas como temos demonstrado nos últimos campeonatos internacionais, não precisamos e nem nos interessamos por “gente enxerida” que nada nos tem a ensinar, e que nada nos dirá que já não saibamos. Afinal, somos os maiorais, que inclusive sequer nos interessamos em nos unir em torno de um movimento associativo, aquele capaz de promover e receber com fidalguia, educação e respeito quem nos visita e nos quer bem.

Segunda –feira o Gil se vai, mas nossa amizade, sempre regada a um bom vinho e intermináveis conversas sobre educação, política desportiva, política internacional, economia, e por que não, basquetebol, perdurará enquanto vivermos, mesmo que nos encontremos peripatéticamente embaixo de uma, não necessariamente, frondosa árvore, pois sempre haverá um local para o saber e a arte de ensinar, e ouvir um querido e competente amigo.

Amém.

17 Comments:

At 10:25 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá,

Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via e-mail em 15/09/08.
Continuamos interessados no site.

Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.

Grata e à disposição,
--
Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514

 
At 8:15 PM, Anonymous Anônimo said...

Prezado Prof.Paulo Murilo,

Este seu artigo diz tudo, parece que a doença do grego de soberba esta fazendo escola entre os tecnicos aqui do Rio, depois querem falar em associação de tecnicos, união dos tecnicos, depois do que escreveu, explica de forma clara e objetiva a situação do basquete do nosso Rio se encontra, falida, em todos os seus seguimentos, isto era para a FBERJ e a CBB assumirem e fazer clinicas, mas talvez os tecnicos do Rio já sabem o suficiente e não precisam apreender mais nada este é o grande pensamento falido daqueles que vivem na redoma da incompetência.
Realmente uma pena.
Gustavo da Silva

 
At 10:29 PM, Anonymous Anônimo said...

Prezado Paulo

Uma lástima perder essa oportunidade, trocar experinências é fundamental em qualquer segmento da vida, imagina no esporte. Nosso basquete precisa sempre estar buscando a excelência e não pairar na mesmisse e desdém. Sou amante do basquete e sempre vou acreditar nele...o quê tira um pouco do brilho do nosso esporte, são as pessoas nele envolvidas...pq ele é brilhante, maravilhoso, transforma vidas....

Se tiver obter algumas informações sobre o material que tem em mãos adoraria...

Abraço

Gustavo Cantarelli - Gaúcho

 
At 11:38 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Prezado Gustavo,sou um entusiasta das associações de técnicos,e inclusive ajudei a fundar as três primeiras no país.Infelizmente a nova geração de técnicos ainda não se sensibilizou para a importância das mesmas para suas carreiras e futuro.Mas continuarei na luta,na tentativa de alertá-los para que se mobilizem urgentemente.O que ocorreu com o Gil é o reflexo cruel desse imobilismo,que se não superado nos levará ao declinio irreversivel. Torço para que não.Um abraço,Paulo Murilo.

 
At 11:41 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Prezado Gustavo Cantarelli,admiro seu entusiasmo e otimismo,e bem que precisamos muito desse estado de espirito.Num proximo artigo relacionarei o material doado pelo Gil. Um abraço,Paulo Murilo.

 
At 2:17 PM, Anonymous Anônimo said...

Prof.Paulo Muirilo,

Dou o maior apoio ao seu entusiasmo quanto essa união dos desunidos tecnicos do país, na minha opinião pouco vai conseguir, até pq os tecnicos brasileiros não pensam no todo pensam no eu, se estou bem o resto que se dane, ou seja olham para o mundinho da incopetencia pessoal, quando ficam desempregados começam a querer vender a imagem que pensam no todo. bem diferentente do senhor que acompanho seu blog e suas posições são sempre para o melhor do todo e não pessoal. Enquanto tivermos tecnicos comentaristas tentando conseguir uma boquinha de tecnico da CBB ou de clubes que comungão da mesma filosofia da cbb vai ficar dificil ter uma associação de tecnicos que reflita o pensamento do basquete brasileiro, depois do que aconteceu que foi amplamente divulgado o caso do Bira pressionar a CBB para o filho ficar na seleção brasileira e o frouxo do Cristiano pipocar e não esclarecer a verdade depois do ridiculo que passou com as declarações do cordenador da Castelo Brando, vindo dizer que foram outros problemas, enquanto existir profissionais dificilmente teremos uma associação de tecnicos que mereçam algum respeito.
Gustavo da Silva

 
At 2:22 PM, Anonymous Anônimo said...

Prof.Paulo,

Considerando a amplitude desse blog a nivel nacional, podiamos começar uma campanha conjunta com o site do Marcel para desmascarar o Grego e evitar que se reeleja acho que o momento é denunciarmos quem foi a favor do caos do basquete do país, ou seja divulgar as o nome das federações que compactuam com tudo isto que ai esta e quais as que foram contra, assim o basquete brasileiro certamente saberia quem é quem neste processo de destruição do basquete do Brasil.Paulo Gutemberg

 
At 10:49 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Prezado Gustavo,se o caos já está instalado,a morte do basquete decretada,a insolvência definitiva,e as menores esperanças aviltadas,o que esperar? No que acreditar?
Mesmo nos momentos de maior desespêro,uma luz, uma idéia,um movimento quase imperceptível sempre teimará em se fazer presente num mar de desesperança.Devemos continuar a luta,lenta e pacientemente,com os pés fincados no chão,e os olhos fixados num futuro que há de vir,com certeza.E acima de tudo,continuar com competência e força.Tenho a certeza que melhores dias virão.Um abraço,Paulo Murilo.

 
At 11:54 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Prezado Paulo,em artigos anteriores conclamei a todos para uma vigilância e coleta de dados de todas as federações,suas ações,seus campeonatos,suas auditorias contábeis.Se o fizermos,muito do que nos prejudica virá à tona,desnudando os verdadeiros responsáveis pela situação de declinio em que nos encontramos.Um abraço,
Paulo Murilo.

 
At 1:56 AM, Anonymous Anônimo said...

Professor Paulo Murilo,

Realmente e lastimavel! Nao tenho o telefone aqui comigo - mas voce poderia entrar em contato com a Profa. Neise Abreu, diretora do depto de educ. fisica da escola americana (Gavea), onde o Bigu trabalha tambem, pois ela e o Bigu certamente iriam ceder as instalacoes da escola e iriam se interessar em promover nao so esta oportunidade mas outras a seguir. Ate breve.

 
At 10:13 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Obrigado Walter. Vou tentar entrar em contato com a Profa.Neise e o Bigú para programarmos futuras clinicas.Foi uma inestimável lembrança.Um abração,Paulo.

 
At 4:57 PM, Blogger wrestler said...

Prezado Professor

Assim como o senhor tbem sou professor so que de outra modalidade a luta olimpica, estive no chile recentemente para uma clinica com tecnicos russos e fiquei espantado com a estrutura esportiva chilena um dirigente me falu que o pais resolveu seus problemas sociais e que hoje o pais que tem uma qualidade de vida para seu povo pode dar mais enfase em programas esportivos , hoje o chile esta trazendo oito tecnicos espanhois para o basquete e na luta olimpica quatro tecnicos russos o chile tem agora uma liga de basquete com 30 clubes 12 na liga A, 10 na liga B e 8 liga C so quero dizer que daqui a seis anos quando o chile ganhar do brasil nas categorias de base nao se espantem pois ha uma estrutura e acho que qualquer pais que tenha uma estrutura ganha facil do brasil é triste mas é a verdade

 
At 5:00 PM, Blogger wrestler said...

Site da liga chilena de basquete
http://www.libsur.cl
é triste
argentina ja domina e vem vindo o chile por ai
vai ser complicado

 
At 12:08 AM, Blogger Basquete Brasil said...

Prezado Wrestler,se já estamos sendo fregueses dos venezuelanos,por que não de chilenos também.Argentinos e uruguaios já nem contam mais.A orientação técnica de nossas seleções chega às rais do crime.Inadimissível,absurdo e criminoso mesmo.Tem de existir um meio que estanque tão tenebrosa sangria, e vejo nos técnicos,que são os que estão lá na quadra,os responsáveis por tudo isto.Dirigente,por pior que seja,não prepara, forma e dirige jogadores. Um abraço,Paulo Murilo.

 
At 11:01 PM, Anonymous Anônimo said...

Enquanto o Chile tem 3 ligas a anos lutamos para criar uma a primeira afundada pela imcompetencia e a prepotência do Oscar, foi um grande arremessador mas como dirigente um zero a esquerda o que deu foi para o vinagre, agora essa nova liga, colocaram um cara que reza a cartilha do Grego o que vai dar isto o grego ficar de eminencia parda com seu boneco de fantoche chamado Khouros.
Paulo Gutemberg

 
At 1:09 AM, Blogger Basquete Brasil said...

Prezado Paulo,como venho afirmando permanentemente,tudo se resume a uma instigante e brutal luta pelas chaves do cofre.E nesta luta vale tudo,até ensaios hipócritas de acertos e contratos,para no fim dar no que sempre deu,absolutamente nada.
Paulo Murilo.

 
At 2:32 PM, Blogger Basquete Brasil said...

O Prof.Byra Bello postou um comentário na nova versão do BASQUETE BRASIL (www.paulomurilo.com)
sobre o artigo MEU AMIGO GIL...É importante acessá-lo.
Paulo Murilo.

 

Postar um comentário

<< Home