FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com


Prof.Paulo Murilo 

04 outubro 2008

PENSANDO UMA VERDADEIRA ESCOLA...

Se porventura vier a existir neste pais uma Escola de Treinadores, ela somente se constituirá numa verdadeira escola se puder contar em sua organização, elaboração curricular, constituição de corpo docente, conselho administrativo e auditor, efetivos palestrantes, colaboradores e especialistas nas diversas áreas que envolvem a manutenção e controle de uma academia desportiva, personalidades que realmente se constituiram ao longo dos anos, como os verdadeiros baluartes do grande jogo entre nós, tais como: Togo Renan Soares, o inesquecível Kanela,que bem poderia dar nome à nova escola; Renato Brito Cunha, Wlamir Marques, Amauri Pasos, Ary Ventura Vidal, Edson Bispo, José Medalha, Guilherme Borges, Edwar Simões, Maria Helena Cardoso, Lais, Heleninha, Angelo da Luz, Raimundo Nonato, Vendramini, Helio Rubens, Geraldo da Conceição, Pedro Rodrigues, Valdir Pagan, Marcel, Emanuel Bonfim, Waldyr Bocardo, Walter Carvalho, e outros mais, que me perdoem, não relacionei, mas merecedores de constar em tão emérita companhia.

Como já afirmei anteriormente, uma Escola de Treinadores é coisa muito séria para ser entregue a um grupo que se encastelou politicamente na CBB, e passou a ditar regras e principios técnico-táticos que só tem nos empobrecido nos últimos 20 anos, e que de forma alguma jamais liderou qualquer tentativa de constituição de um movimento associativo entre os técnicos, que se existente e atuante, naturalmente evoluiria no sentido da criação de uma verdadeira e coerente escola, onde a experiência, o estudo, a pesquisa e o trabalho meritório a embasaria e consubstanciaria no sentido do progresso e da qualificação do nosso basquetebol.

Tudo mais que for tentado ao largo dessa realidade se constituirá em fraude e empulhação, pois as bases de uma escola sempre serão fundamentadas nas experiências passadas, somadas às conquistas do presente e às projeções para o futuro, numa corrente de conhecimentos legados através dos muitos anos de lutas, por todos aqueles que ensinaram gerações a jogar e difundir o basquete no país.

Amém.

12 Comments:

At 10:43 AM, Anonymous Anônimo said...

Professor Paulo Murilo,
Agradeco a lembranca e a inclusao do meu nome entre os tecnicos citados, que deveriam, em um pais serio fazer parte do "Museu do Ësporte" pelos servicos e dedicacao prestados ao grande jogo. Durante 5 anos participei do programa "Olympic Solidarity Committee", organizado pela FIBA, com responsabilidades de organizar e conduzir palestras e clinicas nos paises do mundo Arabe e Asia. Baseado neste trabalho e no conteudo de minhas palestras, resolvi escrever e publicar livros eletronicos para o basquetebol que podem ser encontrados no seguinte site: www.coachcneto.com. Ja estou no exterior, militando no basquetebol internacional, a mais de vinte anos. Durante este periodo tive a oportunidade de dirigir contra tecnicos de muitas nacionalidades, principalmente Americanos e do Leste Europeu. Aprendi muito analisando e competindo contra eles especialmente identificando e diferenciando as caracteristicas de jogo por nacionalidade e cultura. Acabo de receber um convite da Federacao de Basquetebol de Angola que envio abaixo para conduzir uma palestra e clinica em Angola. Ai vai o parte do texto convite:
"...pretendo atraves desta msg saber da disponibilidade do professor em vir para Angola dar um clinic apos ter recebido e lido os seus livros. Ja sabendo das suas qualidades e experiencias vividas no mundo do basquetebol e nao so achei que face ao nosso potencial tanto a nivel do nosso continente(AFRICA) como do mundo no geral os rezultados assim o demonstram e face as enormes dificuldades que na sua maioria os treinadores tanto na formaçao como do escalao senior tem no que diz respeito ao contacto com alguem que tenha os niveis e experiencia que o professor possui tomei a iniciativa de lhe enviar este convite que espero e muito sinceramente aceitar visto que pelo bom nome do nosso pais e basquetebol em particular se tudo se concretizar ira enriquecer o seu vasto curriculum asim sendo aguardo uma resposta da sua parte..."
Aceitei e me senti honrado pelo convite, pois Angola participou da ultima Olimpiada, e no momento estamos confirmar uma data pois fui selecionado para dirigir a Selecao de Bahrain que ira disputar os Jogos dos Paises do Golfo" em Janeiro em Oman. Aproveito para lhe informar que o periodo de preparo da selecao de Bahrain sera de 3 meses incluindo 10 dias de treinamento e jogos na Grecia ou na Turquia. Estou realmente muito frustrado e decepcionado com a situacao do basquetebol brasileiro, especialmente em vista dos resultados em todos as categorias e a nossa posicao no basquetebol mundial e sul americano que a cada ano piora. E triste tambem ler nos jornais e em declaracoes da CBB que o Brasil nao possui tecnicos qualificados para dirigir as selecoes nacionais razao pela qual decidiram trazer um estrangeiro que nao conhece nossos jogadores nem a nossa cultura 1 mes antes do de uma competicao tao importante para o nosso pais como foi a torneio de repescagem na Grecia. O trabalho aqui nao e facil. Tenho que conviver diariamente, semanalmente e mensalmente com a pressao e o estresse de que se perder o proximo jogo, serei demitido ou nao irao renovar meu contrato para o proximo ano. Gracas a Deus tenho sobrevivido e o meu trabalho esta sendo reconhecido e acredito que tenho representado bem o basquetebol brasileiro. Agradeco o seu reconhecimento e respeito que quero constatar ser reciproco. Infelizmente nosso pais ainda vive de ideias e planejamentos acefalos pois os profissionais capazes como VOCE nao fazem parte da panela que hoje impera em todos os segmentos do nosso esporte. Desculpe o desabafo.

 
At 3:07 PM, Anonymous Anônimo said...

Prof.Paulo,
Acho que esqueceu do Tude e do Epaminondas entre outros.
Acho esta escola da maior importância para a formação de tecnicos neste país, o que não podemos é Birabelos da vida quererem ser presidente ai ja nasce morta a ideia.Depois que li hoje, DOM NUZMAN se reelege por aclamação e paira no algo de errado no reino do esporte brasileiro, segundo a imprensa.Meus amigos o esporte esta mesmo desacreditado depois dos resultados o presidente do COB se reelege por aclamação querem mais o oq?? Parabens CBF e a confederação de esportes de gelo, que não apareceram para compactuar com esta administração farsante do Nuzman o resto teve que ir no cabresto pq comem na mão dele.
O que me preocupa que depois disto tudo vire moda votar em quem não faz nada e Grego se reeleger.
Nando Gonçalves

 
At 3:42 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Walter.desabafo coisa nenhuma,e sim um relato honesto e consciencioso de quem sempre trabalhou seriamente para e pelo basquetebol.Sua inclusão na formação de uma escola de técnicos seria o reconhecimento de seu trabalho e conquistas através o mérito, o justo mérito.Um abraço,
Paulo.

 
At 3:55 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Prezado Nando,e acrescento aos nomes ilustres do Tude e Epaminondas o Guilerme Franco, o José Carlos Ferraz,a Alzira Brandão,esta na disciplina de regras e controle de mesa do grande jogo.E tantos outros que poderiam somar suas vivências e experiências às qualidades necessárias a uma Escola de Técnicos, repetindo e lembrando desde sempre, que tal iniciativa é coisa muito séria para ficar confinada nas mãos de uns poucos apaniguados do poder.Um abraço,
Paulo Murilo.

 
At 2:45 PM, Anonymous Anônimo said...

Paulo:

Le estamos esperando.

Sexta, Nov. 28 Fem. DePaul vrs Illinois State.
Sabado ,Masc. Nov. 29 DePaul vrs Indiana State ,o UIC vrs Central Michigan.

Sexta, Dic. 5 Fem. DePaul vrs Southern Illinois.
Sabado, Dic. 6 (4:30 pm )Femenino vrs UIC vrs Western Michigan. ( 7:00 pm ) Masc. IUC vrs Loyola,Chicago.

Recien regreso da "NIKE Basketball Coaches Clinic".

Saludes a Guiherme e fam.

Abracos.

Gil

 
At 7:32 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Gil,se tudo correr a contento ai estarei em uma destas datas,basicamente aquela que coincidir com o encerramento do semestre letivo do Martha Graham School of Modern Dance,onde minha filha Andrea faz sua graduação. Um abração, Paulo.

 
At 2:20 AM, Anonymous Anônimo said...

Ola professor,

Acabo de ler a seguinte declaracao do Ricardo Teixeira em relacao a reeleicao do Nuzman: "Isso não é transparência. O COB apresentou todas as dificuldades à CBF nas Olimpíadas. Não protegeu a CBF na ameaça de saída dos jogadores durante os Jogos e mostrou que o COB não quer o futebol no movimento olímpico". Sera que o que estamos lendo e observando e novidade? Claro que nao! O Nuzman tem uma agenda e o futebol, devido a popularidade, e aquela pedrinha incomoda no sapato do Nuzman. O basquetebol ja esta no nivel desejado, ou seja, esta bem abaixo do Voleibol. O resto e so para mascarar o desperdicio, a falta de controle e administracao da verba publica - que por sinal seria o suficiente para construir muitos centros de treinamentos e escolas de tecnicos para todas as modalidades olimpicas e ate uma escola para administradores esportivos pois os "achistas" me enchem o saco! e estao acabando com o esporte e a educacao do pais! Ainda nao entenderam que a pratica difundida do esporte e a educacao sao fundacoes basicas e imprecendiveis para o desenvolvimento de uma nacao.

 
At 11:26 AM, Blogger Basquete Brasil said...

Walter,mas aos poucos a opinião pública vai se inteirando da realidade desporto-diretiva do país.Quantas eleições escusas e secretas foram realizadas nos últimos 20 anos sem que ninguém as contestassem? Quantas meus Deuses.Muitas,a maioria!Podem enterrar as verdades,matá-las,nunca.No fundo,é uma questão de educação de um povo,ou a mais absoluta falta da mesma.É um fardo absurdo,mas que pode ser revertido se o povo assim o desejar.É a única opção viável.Um abração,Paulo

 
At 12:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Somente acho que para opinião publica se inteirar cada vez mais da situação caótica do esporte no pái, não basta que as informações se restrinjam aos blogs, temos que divulgar em listas para que todos leiam, muitos se quer acessam sites e blogs, somente leem aqui que chegam em seus e-mails.Acho super interessante este grito para passar o esporte brasileiro a limpo, temos que mandar para senadores, deputados, Presidência da Republica, enfim para todos os poderes para mostrar que estamos atentos o que vem sendo feito com o nosso probre dinheirinho ganho com muito suor e que nuzmans e outros jogam fora, pq entra facil sai facil, sem apresentar resultados e ninguem cobra nada.
Pablo Rigues

 
At 5:24 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Caro Pablo,Muito mais desalentador era quando nem blogs e sites existiam.Acredito firmemente que os novos meios virtuais atingem mais público do que os meios tradicionais,pelo dinamismo e perene atualização.Aos poucos,porém decisivamente,iremos constituindo a massa critica necessária ao processo de soerguimento do nosso basquetebol.É aguardar o trâmite natural e inexorável.Um abraço,
Paulo Murilo.

 
At 4:30 PM, Anonymous Anônimo said...

Prof.Paulo Murilo,

Não sei recebeu o excelente texto do Sr.Alcir Magalhães, sobre Andidoto contra Inercia Administrativa, ele mostrou com muita clareza do pq o esporte brasileiro esta nesta situação caótica, a visão miope dos dirigentes, os medos de mudança para não perder as bocas e poderes, enfim o texto esta excelent, eu recebi direto no meu e-mail fica mais facil para quem tem pouco tempo de consultar sites e blogs, por exemplo seu blog julgo da maior importância para o basquete do país mas somente soube por acaso, talvez precise de mais divulgação fica minha humilde sugestão.
Pablo Rigues

 
At 11:50 PM, Blogger Basquete Brasil said...

Prezado Pablo,li o artigo em blogs,e gostei da postura do Alcyr.Para a felicidade de todo basqueteiro,inúmeros blogs estão surgindo,nos mais variados estados do país,provando que o basquete sobrevive e já apresenta claros sinais de recuperação,com mais pessoas interagindo e se ligando na necessidade de encontrarmos novos e arejados caminhos, e o Alcyr faz parte dessa luta.Um abraço,
Paulo Murilo.

 

Postar um comentário

<< Home